"No fundo de tudo há a aleluia." (Clarice Lispector)

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Da Epifania dos Insights


James Joyce, William Wordsworth, Samuel Taylor Coleridge, Dante Gabriel Rossetti e muitos outros poetas e escritores passaram por momentos epifânicos; no Brasil , a grande poetisa , escritora e pensadora inigualável é Clarice Lispector ; vivíssima em toda a sua Obra Literária.
Clarice, podemos afirmar, passava dias e noites a pensar , mesmo quando não estava escrevendo, trazia sempre um caderno ao alcance das mãos , em que anotava as súbitas sensações de realizações , compreensão ou de ausência de significado.
Todas as pessoas que varam noites e dias na mania de pensar são alvo de instantes iluminantes a que se deu o nome de epifania que, na verdade, não passam de insights de onde partem vários outros insights; vários outros pensamentos ; várias outras descobertas inesperadas.
Às vezes, a escritora não prestava muita atenção naqueles insights. Todavia, depois de alguns dias, na luta do drama da linguagem , por este ou por aquele mínimo acontecimento, abriam-se as cortinas da epifania e a autora via-se assustada , mas com todos os sentidos alerta. Estes flashes de perception and insights, estes flashes epifânicos não escolhem hora nem lugar para acontecerem, para eclodirem . That is, sudden and inexpected. E, qualquer ser pensante , sensível às mínimas ocorrências pode , num abrir e fechar de olhos ter a visão da inexistência de deus. Esta visão poética pode ter sido plantada, projetada , há vários dias ou meses atrás, pela mais ínfima causa que lá naquele instante , não se tomou a devida ciência. Como ocorreu com James Joyce e outros autores--- veja-se a expressão "I just had an epyhany--- o que indica que lhe ocorrera um pensamento , uma visão que lhe foi considerado único e inspirador, de uma natureza quase sobrenatural. E aqui fica uma questão : quantos destes instantes epifânicos não teriam ocorrido com os apóstolos ? Quantos destes insights não teriam ocorrido por pessoas da Idade Média ? Todavia , no período medieval estes fenômenos de visão eram vistos como milagre ou como a manifestação de deus ou do demônio. E, não raro, estas pessoas pensativas , sensíveis sensitivas eram queimadas na fogueira , principalmente quando as epifanias não condiziam nem interessavam às crenças egemônicas , dominantes de então. Nos dias de hoje, não há mais a fogueira.
De João Batista Vota, autor e grande amigo
Imagem da Internet- Origami - Tsurus em revoada

2 comentários: