"No fundo de tudo há a aleluia." (Clarice Lispector)

sábado, 28 de abril de 2007


Pétalas : “Entrevista-relâmpago com Pablo Neruda”


Abril de 1969.

“Cheguei à porta do edifício de apartamentos, onde mora Rubem Braga e onde Pablo Neruda e sua esposa Matilde se hospedavam __ cheguei à porta exatamente quando o carro parava e retiravam a grande bagagem dos visitantes. O que fez Rubem Braga dizer: ”É grande a bagagem literária do poeta.” Ao que o poeta retrucou: ”Minha bagagem literária deve pesar uns dois ou três quilos.”
Neruda é extremamente simpático, sobretudo quando usa o seu boné (“tenho poucos cabelos, mas muitos bonés”, disse).
................................................................................................................................
“Inteiramente sem confiança em mim mesma, dei-lhe a página onde anotara as perguntas, esperando só Deus sabe o quê .Mas o quê foi um conforto.
Disse-me que eram muito boas e que me esperaria no dia seguinte. Saí com alívio no coração porque estava adiada a minha timidez em fazer perguntas.
Mas sou uma tímida ousada e é assim que tenho vivido, o que, se me traz dissabores, tem-me trazido alguma recompensa .Quem sofre de timidez ousada entenderá o que quero dizer.
.......................................................................................................................................
_O que é angústia? _ indaguei-lhe.
_Sou feliz _ foi a resposta.
_Escrever melhora a angústia de viver?
_Sim, naturalmente. Trabalhar em teu ofício, se amas teu ofício, é celestial. Senão é infernal.
.....................................................................................................................................
_Quem é Deus?
_Todos algumas vezes. Nada, sempre.
_Como é que você descreve um ser humano o mais completo possível?
_Político, poético. Físico
_Como é uma mulher bonita para você?
_ Feita de muitas mulheres.
.......................................................................................................................................
_Diga alguma coisa que me surpreenda.
_748.
(e eu realmente surpreendi-me, não esperava uma harmonia de números.)
......................................................................................................................................
_ O que é amor? Qualquer tipo de amor.
_A melhor definição seria: o amor é o amor.
_Você já sofreu muito por amor?
_Estou disposto a sofrer mais.
.......................................................................................................................................
Espontaneamente, deu-me um livro, Cem sonetos de amor. E depois de meu nome, na dedicatória, assinou: “De seu amigo Pablo.”
Na contracapa do livro diz: “Um todo manifestado com uma espécie de sensualidade casta e pagã: o amor como uma vocação do homem e a poesia como sua tarefa.”
Eis um retrato de corpo inteiro de Pablo Neruda nestas últimas frases.

A Descoberta do Mundo / Clarice Lispector _Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário